sábado, 14 de fevereiro de 2009

6º dia - Jalapão

Primeiro dia de Jalapão. E já foi muito bom. A chuva no início do dia assustou um pouco, porem após um leve café da manhã estavamos prontos para o início da aventura. Passamos pelo posto de abastecimento, tanque cheio, guia a bordo e partimos para a Cachoeira da Fumaça. Seriam 90 Km de estrada de terra em direção a cidade de Rio da Conceição. A estrada estava boa, com pequenos trechos danificados pela chuva, o tráfego era, podemos dizer, nenhum. Só cruzamos com uma L200 na ida e com três motos na volta, tudo isso andando mais de 200 Km. Uma ponte quebrada e passamos pelo desvio, outra ponte faltando e fomos pelo lajeado mesmo. Após passarmos pela Cachoeira do Soninho, muito bonita e perigosa, seguimos para a Cachoeira da Fumaça. Parada para as fotos foram incontáveis, tiramos só Cristina e eu mais de 200 fotos, mas não se preocupem, vamos deletar algumas. Da Cachoeira de Fumaça só uma palavra traduz o que ela é. Exuberante, uma cortina d'água bem alinhada com o leito do Rio Balsas dá um visual belíssimo e após uma curta caminhada acreditem, conseguimos passar por baixo dela para o outro lado do rio. Só não dá para dizer que é sem se molhar pois o volume d'água descendo faz com que voce atras da cachoeira seja brindado com um banho de chuveiro vindo de cima, de baixo e dos lados, uma maravilha. Sorte nossa termos levado a proteção da máquina fotográfica para poder registrar todos estes momentos. Depois um banho de rio fizemos um lanche rápido, pois demoramos quase 4 horas para irmos e já eram 3 da tarde para o retorno com direito a passagem pela Pedra Furada, formação geológica muito interessante, vejam as fotos.
Quanto aos animais, embora os habitantes do Cerrado sejam mais discretos do que os do Pantanal conseguimos ver um veado campeiro, emas, picapau, carcará e outros pássaros.
Chegamos já no final da tarde, conhecemos a cidade, muito pequena e com pouca infra estrutura para atender aos turístas. Jantamos novamente espetinho de carne e linguiça acompanhados de mandioca e feijão tropeiro. Uma delícia.
Amanhã saimos para Mateiros, serão aproximadamente 160 Km de estrada com possibilidade de aumentar um pouco dependendo das atrações que visitaremos no caminho.
Até lá.

Um comentário:

  1. Estamos de olho. Mas afinal quem está nessa viagem? Não iam vcs tios e a Lelê? Estou vendo a Andréia nas fotos. E por sinal, show de fotos!!!
    Beijos
    FR

    ResponderExcluir