segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

1º dia - Niterói-Serra do Cipó

Foram 12 horas na estrada, 640 Km rodados e ao final do dia estavamos cansados. As estradas de uma maneira geral estão boas e é comum, agora, encontrar equipes de manutenção trabalhando na conservação. Começamos o dia com o tradicional engarrafamento na ponte, o que atrasou o programa do dia, depois tudo correu tranquilo, croquete no Alemão e pista livre até Conselheiro Lafaiete. Almoçamos, abastecemos e iniciamos o trecho da Estarda Real, o passar por dentro das cidades atrapalha qualquer previsão de horário, depois cruzamos Ouro Branco e a estrada passa a ter algums atrativos históricos, como pontes de pedra que são bastante interessantes, neste ponto a chuva começou atrapalhar e uma carga bastante forte foi o cartão de visita de Ouro Preto. Em Ouro Preto parada rápida para as fotos e tráfego local até Mariana, cidade que nos pareceu bem arrumada, tambem com atrativos de construção colonial, porem quando iamos tirar fotos e filmar a chuva chegou forte e decidimos prosseguir logo em direção a Catas Altas e Barão de Cocais. A área é de mineração e por vezes o terreno esta bem castigado, a ferrovia do aço se faz presente com seus imensos viadutos e a paisagem deixa a mostra algumas intervenções no terreno. Nos chamou a atenção uma área alagada com os rejeitos de alguma mineração e que a chuva ajudava a espalhar, seria um prato cheio para um ecologista mais radical.
Chegamos na BR-381 e o tráfego é bastante pesado, abastecemos e lanchamos no trevo para Itabira e seguimos até a saída para Taquaruçu de Minas, de lá entramos no primeiro trecho de terra e seguimos tranquilos até Jaboticatubas. Chegamos já por volta das 18:15 e nos informamos sobre a trilha dos 7 rios e nos recomendaram deixar para depois devido as chuvas recentes na região que deixaram os rios um pouco mais fundos do que o normal. Decidimos então seguir até Almeida de onde pegamos o trecho final de 29 Km de asfalto até Cardeal Mota-Serra do Cipó. Na pousada a programação foi jantar e dormir, não sem antes atualizar as informações. Amanhã passearemos no Parque da Serra do Cipó.

1. Prezados Cristina e marido:
    Excelente o relato do primeiro dia de viagem. Como eu adoro essa regiao, sinto-me um pouco por ai tambem. Continuem botando água na boca dos leitores.
    Boa viagem!
    Jorge (aluno "exemplar" de nataçao da Tio Sam) jorgemou@terra.com.br

2. Olá Jorge, fico feliz em saber que está acompanhando a nossa aventura, mas ainda tem muito mais por vir!!!
    Bjs
    Cristina

3. Tudo bem Tios e Lelê. Estarei acompanhando essa super viagem. Achei que vcs viriam almoçar aqui em Barbacena.
    Beijos
    FR

4. Olá Fábio, Deixa pra próxima vez, mas tenha certeza que não faltarão oportunidades.
    Fique de olho( não é o BBB)!!
    Beijos em todos.
    Tiaavómasterjipeira Cristina .

5. AS FOTOS ESTÃO MARAVILHOSAS,APROVEITEM TODA A ENERGIA QUE A NATUREZA TEM,VOCÊS MERECEM TODAS ESTAS FELICIDADES.