sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

19º dia Lins - Niterói

Enfim chegamos ao último dia de nossa viagem. Um misto de realização por ter cumprido os itens do planejamento, mesmo que algumas adequações fossem necessárias e de cansaço pela rotina diária que nos levou aos 7 estados brasileiros, rodando cerca de 7.500 Km. Vou deixar os comentários finais para a semana que vem, quando já terei levantado todas as informações. Vamos ao dia de hoje. Saimos bem cedo de Lins, inclusive dispensamos o café da manhã do HTO, para tentar evitar chegara noite no Rio de Janeiro, a previsão era de rodar cerca de 900 Km e ao fim do dia chegamos bem perto, 898 Km. As estradas estavam boas mas aquela história de que as estradas paulistas são um tapete não é uma verdade completa. As estradas privatizadas estão muito boas e as administradas pelo poder público estão de maneira geral boas, como vimos nos demais estados, exceto Goiás, o campeão das estradas esburacadas. Hoje a viagem não tinha grandes atraçoes porem logo cedo demos uma rápida parada em um posto de abastecimento0 com um belo visual da ponte da SP-333 sobre o Rio Tietê, não medi mas acho que a ponte tem quase 2.000m, não é muito alta e deixa voce ver as boias do canal de navegação da hidrovia. Muito legal. Seguimos ainda pelo interior passando por Borborema e Ibitinga, cheganda a SP-310 já próximo a Araraquara. O visual é bem legal, com fazendas bem estruturadas e com bastante variação de culturas. Passammos perto também de Gavião Peixoto onde a Embraer tem algumas instalações, vimos inclusive a aproximação de uma aeronave para o pouso. Seguindo viagem fizemos uma parada no Posto castelo mas não abasteci pois o preço tinha uma diferença de mais de R$ 0,10 por litro para pagamento no débito. Com Fernanda na direção abastecemos já próximos a Limeira e continuamos em direção a Campinas onde é necessária muita atenção para não pegar a pista errada, pois o mais comum seria uma saída a esquerda para a D. Pedro porem voce deve sair a direita e pegar um viaduto. Tudo bem, já passamos outras vezes e não tivemos problemas. Paramos em Itatiba para almoçar e completar o tanque pois não iriamos abastecer mais até Niterói para acelerar a viagem, paradas só para o pipi e se necessário um lanche rápido. Pagamos apenas um pedágio na D. Pedro e seguimos até a Carvalho Pinto, onde na chegada uma chuva bem forte nos aguardava, por sorte a chuva ficou para quem ia para São Paulo. Parada rápida em Roseira e Lelê levou o carro até Resende onde fizemos a parada final. Neste trecho nos chamou a atenção as obras de uma Central Hidrelétrica que estão construindo próximo a Queluz, estão mexendo muito nas margens do Rio Paraíba do Sul que esta com grande volume d'água. Daqui a pouco vai ter gente preocupada com o rio. Saindo de Rezende uma chuva bem forte nos acompanhou até pouco depois de Barra Mansa, a pista ficou com muita água porem seguimos apenas com uma dimunuição de velocidade, ainda bem que na Serra das Araras o tempo já estava bom. Já na baixada o tráfego estava tranquilo, Linha Vermelha, av. Brasil e até a Ponte estavam surpreendentemente com o transito bom. Em Niterói fizemos o circuito pela praia e as 19:00 horas chegamos em casa. Bem a viagem acabou mas a faxina esta começando, e carro para esvaziar, roupa para lavar, material para guardar e muita, muita foto para editar. Não é uma ameaça mas voces não perdem por esperar. Valeu.