terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

2º dia Serra do Cipó

O dia amanheceu chuvoso e depois de uma noite de merecido descanso foi dificil levantar. O café da manhã da pousado estava nota dez, quase almoçamos de uma vez. Mesmo com a chuva fina saimos para o Parque Nacional, após 3Km de terra com muita agua chegamos ao bonito parque, aparentemente bem estruturado, levantamos algumas informações e deixamos o passeio a pé ou de bicicleta para o periodo da tarde. Na cidade paramos no Centro de Informações Turisticas e com a persistência da chuva nos recomendaram um passeio a Santana do Riacho, para ver a Laje da Lapinha. Pegamos a estrada mas 8 Km depois chegamos a ponte de ferro que cruza um rio bastante caudaloso e a aparencia da mesma não inspirava muita confiança, em uma das cabeceiras já começava a desbarrancar, perguntamos se havia outra opção e nos indicaram seguir por outra estarda, mas 2Km depois um alagado ocupava a pista e um Fiat aguardava para passar. Enquanto avaliavamos a altura da água, que naquela hora daria para passar, verificamos que o local estava em pleno processo de alagamento e em 5 minutos a água já havia ocupado mais 5m de pista. Como teriamos que voltar mais tarde por esta mesma estrada e o tempo havia melhorado resolvemos retornar para a cidade e irmos fazer a trilha no parque. Chegamos lá já com o tempo aberto mas a trilha estava bastante alagada e não foi indicado o passeio com bicicleta. Resolvemos ir a pé até onde fosse possível e caminhamos uns 3 Km até decidirmos voltar. O tempo voltou a ameaçar chuva e fomos rápido ver uma roda d'água que pega água do rio Cipó para uma fazenda bem antiga, proseguimos ainda até a Fazenda Cipó, tida como a mais antiga da região e núcleo da ocupação local. Hoje na fazenda vivem muitas famílias mas na hora que chegamos não havia ninguém para mostrar o museu, que segundo consta tem algumas cartas de alforria de antigos escravos. Para um dia só fizemos muita coisa e agora iremos jantar e nos recolher cedo pois amanhã o trecho é totalmente desconhecido e não sabemos, sem trocadilho, as reais condiçoes da Estrada Real entre Conceição de Mato Dentro e Serro.
Vejam as fotos no album do 2º dia.

2 comentários:

  1. Sergio, estou acompanhando o "passeio" de vocês! Já dá vontade de estar aí. Bom divertimento e boa aventura! Vou continuar de olho.
    Cláudio (do Condomínio)

    ResponderExcluir
  2. Oiii! Gostei muito das fotos já postadas, mas tem uma especificamente que gostei mais...que foi a foto da mamae no meio do alagado da Estrada.... na falta do zequinha, a copilota que tem q medir a profundidade da agua neh?! Rs!
    boa continuação de viagem!!!!!

    beijos Lele

    ResponderExcluir